Entrevista com a professora Suzana Cavalheiro de Jesus

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Ciência, celebrado no dia 11 de fevereiro, conversamos com Suzana Cavalheiro de Jesus, 38 anos, Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Pampa, líder do grupo de pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença e Doutora em Antropologia Social. Suzana integra a estatística que aponta que as mulheres são minoria na Ciência: 32,9% contra 67,1% de homens, de acordo com dados do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa – Gemaa.

Nesse bate-papo, Suzana aponta os desafios enfrentados na área, as violências presentes e as ações necessárias para reduzir a desigualdade de gênero na Ciência.

 

1 – Quais os principais desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na ciência?

Ainda vivemos um contexto muito elitista, masculinizado, misógino, racista, sexista e capacitista, no âmbito da produção científica. Uma realidade muito distante daquela vivida pela maioria da população e, por conta disso, excludente por si só. Situo as dificuldades das mulheres em dois eixos: o lugar da maternidade; e a misoginia presente no campo das ciências. A chegada de uma criança, acolhimento, amamentação e fortalecimento de vínculos, no início da vida, exige tempo das principais figuras de cuidado. As mulheres ocupam esse lugar de referência mesmo nas configurações familiares que buscam equidade e divisão do trabalho reprodutivo. Essa lógica não caminha no ritmo do produtivismo esperado pelas agências de fomento, criando a ideia de que as mães cientistas não dispõem de tempo suficiente para atender a esta demanda. Isso sobrecarrega e adoece de várias formas. Com relação ao ambiente misógino, percebo o espaço da universidade como muito ilustrativo de momentos em que homens com a mesma formação e cargo que suas colegas mulheres, tratam-nas como se estivessem dialogando com suas mães ou companheiras: delegam tarefas, tomam decisões sem conseguir acolher o espaço do contraditório, entre outros posicionamentos políticos que ignoram os marcadores de gênero e sexualidade. Isso sem mencionar os casos de assédio moral e sexual que povoam nossas instituições.

 

2 – Por que as mulheres ainda são minoria na ciência e na pesquisa?

A imensa maioria das mulheres ainda trabalha para sustentar a base da sociedade capitalista, enquanto responsáveis por desenvolver ou gerenciar o trabalho reprodutivo e de cuidados. Os estudos feministas nos mostram, há bastante tempo, o quanto os marcadores de raça e de classe social atuam nessa dinâmica. Para que seja possível percorrer os anos de estudos necessários e dedicar-se ao trabalho de pesquisar, outras mulheres precisam cuidar das casas, das crianças e dos idosos que compõem as famílias daquelas pesquisadoras. Em sua maioria mulheres negras, que terão uma remuneração bastante inferior à remuneração da pesquisadora. Essa cadeia de subalternização feminina não permite que avancemos de forma significativa e nos mostra um quadro ainda reduzido e elitista de participação das mulheres na ciência.

 

3 – Quais políticas seriam necessárias para reduzir a desigualdade de gênero nessa área de atuação?

A redução da desigualdade de gênero na ciência, perpassa a redução das desigualdades em todos os setores da sociedade. Por isso insisto na necessidade de atentarmos às políticas do cuidado. Necessitamos de mais creches, de boa remuneração e plano de carreira para cuidadoras e profissionais de educação infantil e educação básica. Os modos de fazer ciência também precisam estar atentos às dinâmicas sociais, aos conflitos, às dinâmicas de auto-organização da periferia e do campo, às economias de cadeias curtas e aos conhecimentos produzidos por movimentos sociais organizados. É fundamental avançarmos na legislação trabalhista e previdenciária, na mesma medida em que nos dedicamos a cobrar garantia de fomento à iniciação científica e à pós-graduação, que são os espaços privilegiados para se aprender a fazer pesquisa. Precisamos de políticas equitativas, que caminhem para patamares de igualdade política em todas as esferas da vida social. Não podemos seguir com projetos de equidade de base liberal. Vale aqui o disposto no Manifesto Feminismo para 99%: não podemos insistir em quebrar o teto de vidro (que pretensamente impede as mulheres de ascenderem nas carreiras), enquanto a imensa maioria varre os cacos. E, no campo específico das agências de fomento, necessitamos de critérios de avaliação e de concessão de bolsas, auxílios e demais recursos financeiros, que considerem o cotidiano de mulheres pesquisadoras. Políticas que reconheçam o trabalho de cuidado, a amamentação, o puerpério que, por muitas vezes, se estende, a sobrecarga materna. Muitas mulheres sequer acessam esses editais. É preciso saber distribuir esses recursos.

 

4 – Quais as iniciativas propositivas em curso pra enfrentar essa desigualdade?

Temos diversas redes de pesquisadoras, ativistas e sindicalistas que atuam na defesa das pautas das mulheres nas ciências e no ambiente universitário, como por exemplo, a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), a Parent in Science, a Rede Andorinhas (UFOP/MG), a Rede de Equidade e Diversidade de Gênero de São Paulo, o GT de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais , de Gênero e Diversidade Sexual e a Caleidoscópio – Rede Nacional de Estudos Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais. Desta última, surgiu, no ano passado, o INCT Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências. Todas essas redes, grupos e instituto dedicam-se a mapear os desafios para igualdade de gênero nas ciências e propor políticas que atendam a essas demandas. Todo debate precisa ser prensado de forma interseccional, pois as barreiras não são as mesmas para todas as mulheres.

 

5 – Como você avalia os casos de professoras universitárias que tiveram a gravidez/maternidade como justificativa para não serem aprovadas em editais de pesquisa do CNPq?

Trata-se de uma violência. E como tal, não pode ser banalizada. Os pareceres são misóginos e atribuem dúvidas sobre a competência das mulheres na tarefa de conciliar filhos e pesquisa. Em qualquer carreira sólida, licenças são reconhecidas e não questionadas. A vida familiar de um pesquisador homem não é colocada em evidência para justificar o não acesso a uma política pública. O mérito, a trajetória formativa e de trabalho, a produção científica acumulada dessas mulheres foram colocados em dúvida pelo tempo que pretensamente elas teriam de dedicação aos projetos. É desproporcional e injustificada uma medida destas, dado que as profissionais atuam na área e estão concorrendo a editais para aprofundarem estudos, para ampliarem suas condições de trabalho.

 

6 – O que você diria para as meninas que sonham em ser cientistas e para as mulheres que lutam para seguir na carreira?

Diria que percebo fazer ciência como uma forma de conhecer e explicar o mundo, nas suas mais diversas partes. E que esse é um trabalho que tem muita beleza, relevância social e fortalecimento coletivo. É transformador para si e para todas as pessoas que nos cercam. É um compromisso com a nossa geração e as gerações futuras. E todas nós podemos fazer isso! Por um longo período da história esse direito foi negado às mulheres. E mais que isso, pensaram para nós, uma educação para a subalternidade, que nos apequenava em espaços que tinham o propósito de reduzir nossa visão de mundo. As lutas feministas permitiram a transformação que hoje vivenciamos, a ampliação do número de mulheres cientistas, o acesso ao ensino superior e à pós-graduação. E nós precisamos de muitas outras mulheres aqui. Precisamos dessas meninas! É importante que possamos reconhecer que essa pauta não é nova. Quando as avós e mães da classe trabalhadora, que não tiveram oportunidade de estudar, diziam às netas e filhas, que priorizassem os estudos, elas também estavam trabalhando para isso. Por isso, é fundamental que ocupemos esses espaços, que são nossos.

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