Revolushow Entrevista: Alysson Leandro Mascaro

Evento - Dia 26

de JANEIRO/2021

Temos o prazer de anunciar o evento de lançamento do novo livro da LavraPalavra Editorial! O evento será online e gratuito, transmitido pela própria página do LavraPalavra no Facebook, às 19h do dia 26 de janeiro de 2021. O link será disponibilizado aqui e postado em nossas redes sociais no dia do evento.
Contaremos com a participação do autor, Alysson Leandro Mascaro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, bem como dos seguintes participantes:
João Carvalho – Militante comunista, educador popular, historiador, mestre em História Social pela USP e doutorando em História Social da Cultura pela UFMG. Também é co-criador do podcast Revolushow e fundador e primeiro presidente do SINDITAMARATY.
Carlos Rivera Lugo – Catedrático aposentado de Filosofia e Teoria do Direito, e decano fundador da Faculdade de Direito Eugenio María de Hostos, em Porto Rico. Autor de “Crítica à economia política do direito” (Ideias & Letras).
Juliana Paula Magalhães – Doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Autora da obra “Marxismo, humanismo e direito: Althusser e Garaudy” (Ideias & Letras) e co-autora do livro em lançamento.
Lucas Ruiz Balconi – Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro “Direito e política em Deleuze” (Ideias & Letras) e co-atuor do livro em lançamento.
“Nestas entrevistas, Alysson Leandro Mascaro dá um testemunho vivo de quanto para ele a política não é uma mera vocação intelectual, mas um compromisso militante. Na sequência de suas brilhantes obras recentes, Estado e Forma Política (2013), Crise e Golpe (2018) e Crise e Pandemia (2020), o pensador marxista brasileiro aponta agora suas armas discursivas contra os epígonos do estabelecido, não apenas contra a direita mas também, e sobretudo, a esquerda atual, que está mais preocupada que a direita em sustentar as instituições da democracia liberal, essa outra cara do capitalismo, do que em aprofundar suas fissuras. Assim como sentenciado na narrativa bíblica sobre o fim dos tempos, Mascaro vomita de sua boca os mornos, que não são frios e nem quentes. Ele denuncia como essa esquerda de fato deu as costas ao marxismo e a revolução. E por isso empunha uma leitura fetichizada do mundo. Esqueceu-se que se o marxismo é saber, é também, e sobretudo, um fazer revolucionário. O marxismo é, antes de tudo, revolução e sem revolução não é nada, afirma Mascaro. É por isso que nos adverte que não se trata de salvar o capitalismo de si mesmo e menos ainda suas formas e instituições obsoletas, pois não têm salvação. Estamos diante de uma decolagem mortal das contradições antagônicas que caracterizam o capitalismo que, ante sua crise atual, se propõe agora impor uma nova normalidade mais bárbara ainda que a que existiu antes da pandemia atual. Pois bem, a crise igualmente se apresenta como uma nova oportunidade para combater e superar o que existe para construir uma nova sociedade socialista. Alysson Leandro Mascaro se confirma como um profeta do verdadeiro sentido desses tempos.” (Carlos Rivera Lugo)
Link para compra do livro em valor promocional:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email