O Coletivo Nacional de Advogados(as) de Servidores(as) Públicos(as) – CNASP realizou nos dias 4 e 5 de dezembro o seu 32º Encontro, em Recife-PE. O evento reuniu especialistas, advogados e pesquisadores para dois dias de debates sobre temas centrais do serviço público, meio ambiente e recentes mudanças legislativas.
Após as boas-vindas feitas pela coordenação do CNASP, ao lado da equipe do escritório Estevão & Pinheiro Advogados, anfitriões do evento, ocorreu o relançamento do livro “Caminhando na Floresta”, de Gomercindo Rodrigues (Guma), seguido de debate sobre o cenário atual das lutas ambientais, os povos da floresta, impactos da COP30 e a recente alteração no licenciamento ambiental. A mesa contou com a participação de Ana Kelly e Guilherme Zagallo. Em seguida, houve a homenagem a Mário Maceira, sócio do escritório membro Macieira Nunes, Zagallo & Advogados Associados, falecido em julho. O momento contou com falas de Zagallo, Ricardo Estevão (Thibau) e demais participantes.
Depois do almoço, o encontro concentrou-se na Reforma Administrativa, em um painel conduzido por Camila Cândido, Luís Fernando e Vladimir Nepomuceno. O debate se estendeu até o início da noite destacando impactos jurídicos, econômicos, sociais e políticos da proposta.
A programação seguiu no dia seguinte abordando a EC 136/2025 e a ADI 7873, que tratam da PEC dos Precatórios, com participação de Francis Bordas e Ana Carolina Bileski. Mais tarde, o painel sobre o GDASS 70 e o Tema 1289 do STF discutiu os impactos da Reforma Tributária na Advocacia Pública, apresentado por Cláudio Ferreira e Thiago Brunetto.
Na sequência, Ana Luísa Palmisciano participou, ao lado de Breno Perez, de um bate-papo sobre sua obra “Que Seja Justo: a Justiça na Percepção dos Trabalhadores”, relacionando a pesquisa às demandas do setor público. À tarde, ocorreu o painel “Grandes Temas”, voltado a atualizações e encaminhamentos dos GTs, com Cláudio Santos e Andrielly Silva. O último painel tratou de Honorários: estado da arte, com Elisa Torelly e José Carlos Muniz.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Fotos: André Sidarta